#coquetel: SE VOCÊ FOR UM BOM MENINO...



Por Netto Britto
Netto é estudante de Publicidade e
Propaganda e amante da cultura pop.
Curta bar da Graça no Facebook!


Natal! Época de festa. Tempo de celebrar o nascimento do Salvador. Tempo de apreciar as mais variadas decorações que enfeitam casas, igrejas, praças e monumentos. E, ah! Os presentes. Por favor, esqueça tudo, mas não os presentes!
 
Reza a lenda que Papai Noel só presenteia os bons meninos e meninas. Quem fez tudo certinho durante todo o ano. Quem foi obediente, não mentiu, não brigou com o coleguinha. E os pais usam isso para ameaçar os filhos durante o mês de dezembro inteiro. "Se você não for bonzinho, Papai Noel não trará aquele XBox One que você pediu"; "Filha, tem que obedecer, se não o Papai Noel não dará aquela Barbie que você tanto quer".

Se você merece, ganha. Se não, adeus presente. 

Vou te contar um segredo: Papai Noel não vai me presentear. Segundo essa lógica, não mereço presente algum. Fui malvado o ano inteiro. Mas não conte para ninguém. Contei umas mentiras, usei de fingimento, falei mal de um, dois ou três coleguinhas, desejei mentalmente que algo de ruim acontecesse a uns outros, invejei, resmunguei, reclamei, fiz corpo mole, desobedeci a uma série de ordens ou regras. Não fui um bom menino. Não mereço ganhar presente. 

Mas espera aí. 

Quem disse que presente é merecido? Se fosse pra ser merecido, seria pagamento. Salário. Abono. Ou como você preferir chamar. Presente é presente. É dado de graça, de livre e espontânea vontade de quem presenteia, sem merecimento de quem recebe.

A lógica do "ganha quem merece" está no cerne da religião. Infelizmente, chegou ao Evangelho e deturpou a mensagem revigorante que a Boa Nova é. Mensagem libertadora de que o Presente foi dado imerecidamente. Em Cristo, Deus se fez homem para presentear a humanidade com salvação e vida em abundância. De graça. Pela graça. Sem precisar dos nossos esforços ou que tenhamos um mínimo de bondade que nos torne aceitáveis. 

Somos salvos por causa de Cristo. Da bondade de Cristo. Da santidade de Cristo. Esse é o maior presente.

Presente dado a um bando de meninos maus.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o DOM GRATUITO de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor" (Romanos 6:23)

Severino Netto

2 comentários:

  1. Uau... Muito obrigado por usar e abusar do presente que ganhou de Deus. Nunca pare de escrever man!

    ResponderExcluir