#mesadeBar: QUEM QUER MORRER?


Quem quer morrer? 

Você seria o primeiro a levantar o braço, impaciente, se oferecendo? Deixando os clichês um pouco de lado, o que você realmente responderia?

Muito dificilmente você encontrará alguém contente com a morte. Nós queremos é distância dela. A morte é uma intrusa no nosso ciclo. É revoltante! Apesar dela ser a única certeza que temos após nascermos, fazemos de tudo para que ela demore a nos escolher. A morte é um castigo, algo que não deveria existir. Fomos criados para viver, e viver eternamente. Mas uma hora ou outra nos depararemos com esse inimigo.

Sim, o Cristianismo considera a morte um inimigo (1 Coríntios 15:26). E inimigos precisam ser vencidos, destruídos. Isso está resolvido: Cristo venceu a morte! Venceu ao ressuscitar. Ele escolheu encarar esse inimigo face a face e a morte não teve poder sobre ele. 

Bem, é domingo de Páscoa e eu aqui falando de morte. Mas uma coisa tem tudo a ver com a outra. 

A Páscoa é a celebração da vitória da Vida sobre a morte. É uma festa para esfregar na cara da morte que Cristo a derrotou e que, num futuro próximo, também a venceremos em nossos corpos. Falar de Páscoa é falar de vida. Na verdade, é falar de um "voltar à vida". Essa é a nossa esperança. Depois dessa vida, que se depara com a morte, viveremos novamente, glorificados, a Vida com V maiúsculo, que não é interrompida jamais. A Páscoa é o que dá sentido à nossa Fé. Se a ressurreição não for real, vivemos a maior ilusão já perseguida pelo homem. Se Cristo não ressuscitou, nossa Fé é vã. Mas a verdade é que Cristo ressuscitou! Escolho acreditar na ressurreição e confiar que a morte, essa intrusa, não precisa mais ser temida, pois também teremos nossa passagem, assim como Cristo. Enfim poderemos cantar:

"Finalmente foi a Morte derrotada pela Vida!
Ó morte, não está agora vencida?
Ó morte, quem temerá a que era temida?" (1 Coríntios 15:55, A Mensagem).

A cruz está vazia. O túmulo está vazio. Cristo vive! E é isso o que nos enche da esperança de que nossa fé não é só para essa vida. Porque Cristo venceu a morte é que Paulo pode dizer que morrer é ganho (Filipenses 1:21). Porque Cristo venceu a morte é que os discípulos causaram tanta subversão no mundo dos primeiros séculos do Evangelho. Porque Cristo venceu a morte podemos celebrar a VIDA!

Que o Mestre me ensine a celebrar a pessach, a Páscoa. A passagem da morte para a vida!

Feliz Páscoa! =D

Severino Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário