#aperitivo: Sem santidade, ninguém verá o Senhor


Rodrigo Bibo de Aquino

O texto de Hebreus 12.14 diz: "Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor". Constantemente vejo esse versículo sendo usado como base para a "teologia do cagaço". Pregadores o vociferam na tentativa de convencer os ouvintes a se separarem do mundo e fazerem tudo certinho para não irem para o inferno. Isso gera muitos crentes que só se preocupam consigo mesmos, possuem uma espiritualidade ensimesmada e uma vida cristã movida pelo medo.

Eles não entendem que santificação não é um processo para salvação, mas para testemunho. Ou em outras palavras, não me santifico para ser salvo, mas para ser sal. O objetivo da minha santificação é a manifestação da vontade de Deus ao mundo. O próprio contexto do texto fala de cooperação entre os irmãos, de coletividade, portanto, a minha santificação não é para que eu veja a Deus, mas para que meu próximo O veja. De certa forma, o meu testemunho e vida de fé são auxílios para os que estão trôpegos na caminha cristã (v. 12;15). De certa forma, esses auxílios apresentam a graça para o perdido (2Co 5.18ss).

Retirado de: AQUINO, Rodrigo Bibo de (Org.). Mosaico teológico: esboço de doutrinas cristãs. 1 ed. Joinville: BT Books, 2013, p. 64, grifos do autor.

Severino Netto

Um comentário: