#jukebox: SÁBIOS CONSELHOS DA PITTY


Você já ouviu a música "Semana que vem", da cantora baiana de rock Pitty? Ela nos dá sábios conselhos bíblicos! Não acredita? Ouça: 




"Não deixe nada pra depois, não deixe o tempo passar
Não deixe nada pra semana que vem
Porque semana que vem pode nem chegar

Pra depois, o tempo passar

Não deixe nada pra semana que vem

Porque semana que vem pode nem chegar"


"Semana que vem" me lembra de ser humilde sobre meu amanhã. Me lembra de minha brevidade, de que talvez eu nem esteja vivo no próximo segundo. Às vezes sou tão arrogante e egocêntrico, que faço planos para o futuro, mas esqueço de Deus. Esqueço que meus planos só darão certo se Ele permitir. Só estarei vivo se Ele permitir. E quantas vezes procrastino, deixando coisas importantes para depois, como se tivesse a certeza de que tudo dará certo, como se pudesse ter o controle do tempo, do futuro. Ah, quanta presunção!

Sim, eu sei que esta vida aqui não é para sempre. Sei que a morte pode bater à minha porta a qualquer momento, mas não ajo de acordo com isso. É a velha incoerência entre o que sei e minhas ações. O ser humano é assim mesmo: esquece de verdades profundas e vive na superficialidade.

Se liga no que Tiago escreve e veja como a música da Pitty encontra respaldo bíblico:

"E agora, tenho uma palavra para os que têm a audácia de dizer: 'Hoje ou amanhã, iremos para tal cidade e lá ficaremos um ano. Vamos abrir um negócio e ganhar muito dinheiro'. Vocês não enxergam um palmo diante do nariz! Quem pode prever o amanhã? Vocês são como neblina, que se vai logo que o Sol começa a brilhar. Em vez disso, caiam na realidade e aprendam a dizer: 'Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo" (Tiago 4: 13-15, A Mensagem).

Sou breve, porém presunçoso. Tão fraco, passageiro e incerto como a neblina, porém arrogante. Deus me perdoe.

Outro conselho na música da Pitty se encontra nos seguintes versos:

Esse pode ser o último dia de nossas vidas
Última chance de fazer tudo ter valido a pena

Diga sempre tudo que precisa dizer

Arrisque mais, pra não se arrepender

Nós não temos todo o tempo do mundo

E esse mundo já faz muito tempo

O futuro é o presente e o presente já passou

O futuro é o presente e o presente já passou



"Aproveite o presente" é a mensagem dessa estrofe. Mensagem que encontra eco no livro de Eclesiastes. Se você ler só algumas partes desse livro bíblico de sabedoria, talvez fique louco. O pregador, Salomão, exclama "tudo é vaidade!" repetitivamente. Há certo de tom de melancolia, mau-humor. Muita gente pega frases isoladas desse livro para embasar uma doutrina de escapismo do presente. Porém, a grande mensagem do contexto geral de Eclesiastes é: você é passageiro, tudo aqui é passageiro, por isso encare a vida como um presente, uma dádiva que você é convidado a aproveitar enquanto pode.

"Depois de ver como são as coisas na terra, concluí que a melhor maneira de se viver é: cuidar de você mesmo, se divertir e tirar o que puder do próprio trabalho no tempo de vida que Deus conceder a você. É isso e ponto final - não tem outro jeito. Sim, devemos aproveitar ao máximo tudo o que Deus nos dá, sejam riquezas, seja a capacidade de desfrutá-las; aceitar a própria sorte e desfrutar o trabalho é uma dádiva de Deus! Deus dispensa alegria no presente, hoje. É inútil ficar remoendo o tema da brevidade da vida" (Eclesiastes 5:18-20, A Mensagem)

Não perca seu tempo preocupado demais com a semana que vem. Também não aja como quem tem a semana que vem sob controle. Fique atento, seja humilde. Semana que vem pode nem chegar.

Severino Netto

Nenhum comentário:

Postar um comentário