#mesadebar: AMEM: Amém!


Por Zhé Lopes
Zhé é contador, cantor, escritor e
Blogger do blog #SerEsPaPeFiCo

Vivemos em uma sociedade ou comunidade onde usamos muitos termos que não sabemos muito bem seu real significado, mas que fazemos uso por que a massa diz e por se tratar de um chavão do ambiente ao qual estamos inseridos ou fazemos parte!

Como reflexo de minha conversa com dois amigos, existe ainda uma tensão sobre o dizer amém para as coisas, no sentido de querer dizer sim. Confesso que nesse momento fiquei um pouco tenso, pois estou dos dois lados. De um lado porque há anos criticava um líder por ele fazer muito isso, de dizer algo e logo dizer "Amém?" em forma de questão, fazendo com que tivéssemos que engolir e aceitar como verdade o que ele falou, e do outro lado porque eu faço o mesmo...
[Shame of me...]

Veja o que o nosso amigo Wikipédia nos diz:

Amém (português brasileiro) ou Ámen (português europeu) (Hebraico: אָמֵן, Árabe: آمين, ’Āmīn) é a palavra hebraica que indica uma afirmação ou adesão às vezes matizada de desejo, e pela qual terminam muitas orações no Cristianismo, no Islamismo e no Judaísmo. Pode traduzir-se em português, pelas expressões "assim seja", "verdadeiramente" etc, ainda que Amém seja um anagrama da frase hebraica “Ani Maamim” que a tradução literal para a língua portuguesa é “Eu Acredito”.

Amém, além destes significados, também vem a ser uma sigla. A palavra é composta de 3 letras em hebraico: אָמֵן - Esta sigla sintetiza a frase "Deus, Rei, Fiel", que em hebraico se lê El Melech Neeman. Ou seja EMN, que pode ser escrita em hebraico com as mesmas letras de amém. Para os judeus considera-se que esta palavra possui força incalculável durante as suas orações, e é cobrada como parte essencial na resposta da comunidade durante o rito diário.

Amém também tornou-se uma expressão popular, quando um indivíduo fala para outra pessoa que aquilo que ela almeja vai acontecer, como forma de dar esperança e fazer com que a pessoa tenha fé, é bastante usual que a outra pessoa diga "amém" ou "que assim seja".

Na história das religiões, a maioria das pessoas, desde tempos remotos, em suas orações diárias ou não, em casa, nas igrejas nas ruas, enfim em qualquer lugar, não somente no Brasil, mas também no exterior, quando termina o seu ritual da oração pronuncia automaticamente a palavra “Amém”. É quase como um mantra.

Não sei se consegui ser claro com o título do post, caso não, ao invés de vivermos em guerra, lutando para que a nossa verdade prevaleça, porque não manifestamos o amor de Deus?

Sabe como?

Através da tolerância, não somos os donos da verdade. Precisamos ouvir mais do que falar. Respeitar mais as pessoas e suas distintas opiniões. E por aí vai...

Quando a Palavra disser: "AMEM!", que enfim nossa resposta possa ser 'AMÉM'!

Sigo, tentando aprendendo com os meus erros...

Zhé Lopes

Zhé é contador, cantor, escritor e escreve no blog #SerEsPaPeFiCo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário